A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.
Pensador, João Bosco da Silva
A sociedade, em geral, tem visão das empresas como entidades exclusivamente econômicas, que produzem bens e serviços, geram empregos e obtém lucros. No entanto, elas têm também uma dimensão social, visto que utilizam recursos que são da nação e, portanto, bens pertencentes a toda a sociedade. Para as empresas, a responsabilidade social não é uma questão apenas de convicção, mas, simultaneamente, de sobrevivência e sustentabilidade. O social é uma oportunidade de trabalhar o seu lado humano, obtendo uma maior competitividade através da agregação de valor social aos seus negócios.
A cidadania empresarial é o comprometimento dos empresários em adotar um comportamento ético e transparente, de contribuir para o desenvolvimento econômico e permanente preocupação e manutenção com seus stakeholders, na busca do desenvolvimento da comunidade, do crescimento do homem e da preservação do meio ambiente.
Atualmente, a responsabilidade social empresarial torna-se um diferencial competitivo nas relações empresa-consumidor fazendo uma grande diferença no mercado. Hoje, já não basta satisfazer os cliente, obter qualidade e agregar valor; é necessário atender aos apelos da comunidade e alcançar o tão desejado “selo social”. Quando a organização investe na responsabilidade social, seu conceito fica fortalecido, a empresa ganha apoio dos parceiros e funcionários, fideliza clientes e conquista novos.
É fundamental que as organizações privadas assumam compromissos e responsabilidades em uma nova dimensão, muito além do enfoque financeiro, agregando novos valores que considerem a conduta ética e humana da empresa. Atitudes socialmente responsáveis implicam no exercício de transformar problemas sociais em oportunidades para todos os envolvidos. Estas ações melhoram os resultados na empresa, contribuindo para a diminuição das diferenças sócio-econômicas e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Com base nos preceitos éticos da responsabilidade social, as empresas estão buscando estabelecer um ambiente favorável ao seu posicionamento de mercado. Um modelo sustentável de cidadania empresarial é aquele que a organização define em seu planejamento estratégico, pois a empresa-cidadã incorpora o relacionamento com seus stakeholders, com a comunidade em geral e a defesa do meio ambiente no cotidiano de suas atividades. É a cidadania empresarial fundamentada no comportamento organizacional.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.Mahatma Gandhi
Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias.Harry Benjamin
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguaisBob Marley
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.Chico Xavier
Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.Mario Quintana